Cromoterapia



CROMOTERAPIA



CROMOTERAPIA é o tratamento através da cor.
Cromo = cor.
Terapia = tratamento.

A Cromoterapia é a ciência que estuda e emprega as diferentes cores para alterar ou manter as vibrações dos corpos na frequência que resulta em equilíbrio, o bem estar e harmonia, a saúde, física, mental.
Cromoterapia não é apenas um espectro luminoso, amplo, com efeitos terapêuticos, traz também um campo na constituição energética.
Os raios coloridos podem ou não ser visíveis ao olho humano. Podem ser aplicadas fisicamente, através de uma exposição efetiva aos raios luminosos ou mentalmente, através de técnicas de sugestão, visualização ou meditação.
Considerando a Cromoterapia como parte de um todo Energético Cósmico, o Plasma Divino, força nervosa do Todo Sábio.
Nomes diversos que define a matéria-prima fundamental de toda formação material, desde os estados, densos, palpáveis, visíveis aos imponderáveis, imperceptíveis pelos nossos sentidos físicos, incluindo entre ele o Perispírito.

A Cromoterapia como algumas outras atividades energéticas, destina-se sobre tudo, à preservação dos elementos componentes da natureza, entre os quais está a Humanidade.
É realizada, pela vibração das Energias Solares, tomando por base visual, a escala cromática de Newton, ou seja, as cores do Espectro visível, sendo: Vermelho (Rosa) – Laranja – Verde – Azul - Índigo e Violeta. Integrado à Natureza Terrestre.


 PEQUENA HISTÓRIA SOBRE A CROMOTERAPIA


Cromoterapia no Egito
As pesquisas e os papiros contam que um Deus chamado Thot era o mestre das cores, e que ele as utilizava com a finalidade de curar e de prover faculdades espirituais. Basicamente utilizavam-se duas cores a amarela de Ísis estimulava o mental, enquanto que a cor vermelha de Osíris aumentava a força vital.



Cromoterapia na China
Os chineses da antiga China já eram conhecedores do potencial de uso das cores utilizaram, sobretudo as cores no diagnóstico das perturbações da saúde e na alimentação. O diagnóstico chinês compreende quatro fases importantes: a observação, a auscultação, o questionário e a palpitação. Na fase importante da observação o prático, nota cuidadosamente a tez e as colorações do rosto:
 Vermelha em excesso indica uma perturbação do coração;
Amarelo em excesso indica uma perturbação do baço;
Branco em excesso indica uma perturbação dos pulmões;
Preto em excesso indica uma perturbação nos rins;
Verde em excesso indica uma perturbação do fígado.
Essas cinco cores ligam-se a teoria chinesa dos 5 elementos: a madeira, o fogo, a terra, o metal e a água. Como na Índia, a China desenvolveu um sistema completo de yoga corporal e energética chamada Chi Kung. Os mestres dessa arte dizem que, num certo nível de prática, certas cores aparecem diante das pálpebras fechadas. Nesse método dos Chi Kung, as cores também são utilizadas em visualização, usando certos circuitos definidos no interior do corpo e, em particular, os meridianos "curiosos" da acupuntura chinesa.


Cromoterapia na Grécia e no Império Romano
A helioterapia (ou método de cura pelos raios solares) era muito utilizada pelos terapeutas dessa época; infelizmente, restam poucos documentos precisos sobre as práticas exatas, da mesma forma que sobre as medicinas druídicas e sobre as dos índios da América do Sul, que também usavam as cores e sua relação com as posições planetárias do dia do nascimento (astrologia medicinal).


Cromoterapia na Índia
Esse país foi o que melhor e ainda é o melhor para o desenvolvimento e descoberta de técnicas  das leis sutis da cura, e em particular, da cromoterapia. Duas grandes correntes marcaram sua história: a via do Tranta (a da experiência) e a via de Shankara e Patanjali (a da ascese). Esses iogues consideram o homem como uma parte do universo capaz de realizar sua identidade com esse mesmo universo (estado de consciência chamado Samadhi). Nesse estado, numerosos sábios (rishis) dos tempos védicos compreenderam, por intuição, as leis da cura física e mental colocando as bases da ciência médica ayurveda. Essa ciência antiga, ainda pouco conhecida no Ocidente, compreende a terapia das plantas, a dietética, a massagem, as limpezas internas, a respiração, o uso dos sons (nada-yoga), assim como a cromoterapia.
Para os terapeutas hindus, a cor é ao mesmo tempo objetiva e subjetiva. A cor age sobre o corpo sutil do homem num nível de energia que toca ao mesmo tempo o mental e o físico. Esse corpo de energia sutil foi posto em evidência, de uma forma quase científica, pelo pesquisador russo Kirlian, que conseguiu cristalizá-lo sobre a fotografia.
Esse corpo de energia sutil parece estar em íntima relação com o sistema endócrino do homem. O controle desse corpo energético se efetua graças a centros que a tradição chama de chakras.
Uma teoria bem próxima da acupuntura chinesa, afirma que a corrente eletromagnética terrestre entra nos chakras dos pés, depois sobe ao longo do sistema nervoso espinhal, onde pára, a certo nível marcando a evolução do indivíduo. Para a tradição hindu, os seres humanos que ultrapassam o chakra da garganta são pessoas muito excepcionais, capazes de autocurar-se e de curar os outros. Quanto mais à circulação da energia se relenta nos canais sutis, mais o homem se torna materialista.
De acordo com a medicina tradicional indiana ayurvédica, cada um desses centros de energia pode ser tratado em certas perturbações físicas particulares.
Atualmente a Cromoterapia vem sendo usada com ótimos resultados como auxiliar nos tratamentos de doenças físicas, emocionais e espirituais. Podemos ver na prática diária, por exemplo, a ação da cor como calmante, ajudando pessoas com insônia a dormir melhor. No campo físico, temos tido resultados excelentes no auxilio ao tratamento.



Como as cores funcionam

Ninguém duvida que as cores exerçam uma influência específica, cada uma a seu modo, nas pessoas, nos animais e até mesmo nas plantas. Existem estudiosos que admitem uma espécie de campo vibratório emitido por cada uma das cores e suas tonalidades. Esse campo determinaria a sua influência através da modificação do padrão vibratório molecular do campo energético do ser vivo. Isso explicaria o fato de a cor influenciar e modificar até pessoas com olhos vendados, sem contato visual com o padrão colorido. Os animais e plantas estariam na mesma situação.





A sensibilidade das plantas
 Experiências interessantes já mostraram a sensibilidade das plantas aos sons e às cores. Elas crescem e vivem melhores em contato com músicas suaves e cores claras ou levemente estimulantes. Por outro lado, as plantas denotam sofrimento, crescimento retardado e até mesmo morrem com músicas agitadas, dissonantes, e com cores escuras, agressivas e artificiais (vermelho, muito ativo, cores metálicas e psicodélicas). Algumas plantas, no entanto como as daninhas e venenosas, costumam adaptar-se bem às cores mais agressivas e estimulantes.


Propriedades Terapêuticas


As propriedades terapêuticas de cada cor vão agir nos campos energéticos que chamamos de Chakras, corrigindo e reativando o campo vibratório celular.
A Cromoterapia é uma terapia Holística por tratar o ser como um todo. Cada cor tem uma vibração específica, atuando desde o corpo físico até mais sutis. A aplicação de cada cor tem como finalidade suprir carências de determinadas vibrações energéticas no corpo e neutralizar o excesso de outras.


A vibração de cada cor pode ser introduzida no corpo através de alimentos, líquidos e sólidos solarizados, luz solar ou artificial, visualização de cores, roupas, ambientes, pedras e cristais. Um dos maiores cromoterapeutas do mundo, o Prof.º Renê Nunes, tem vários livros publicados sobre o assunto, bem como, um arquivo com mais de 11000 casos de cura das mais diversas doenças. Ele apresenta, em seus livros, combinações de cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada caso.
Com o aparelho de Cromoterapia, podem ser realizadas sessões, utilizando cores e procedimentos específicos para o tratamento de cada disfunção.
Qualquer pessoa pode aprender e praticar a Cromoterapia., mas na realidade ela é muito mais que uma aplicação de luz determinada, sobre um ponto do corpo, apesar de não haver necessidade de poderes especiais para a prática desta técnica.
A partir de um diagnóstico clínico ou emocional, a Cromoterapia funciona como uma técnica de apoio, onde torna o organismo mais receptivo a outras manobras medicamentosas necessárias a cada caso.
 Descobrimos a ação de diferentes cores sobre cada um dos nossos órgãos, com uma aplicação correta nos mesmos, acionamos energeticamente através da cor o equilíbrio do órgão, restaurando adequadamente no interior do corpo todas as energias coloridas.

Uso Terapêutico das Cores


Vermelho
Pode ser a cor que espanta ou aproxima.
É a cor da vida, da vergonha, do sexo, da força, do perigo.
Na Cromoterapia é usada para a parte sanguínea principalmente,
junto com o rosa.

Laranja
Cor forte anima.
Difícil de ser usada por ser muito densa.
Demonstra a extroversão.
Proporciona maior alegria, juvialidade e libido.
Elimina gorduras em áreas localizadas, usada em
stress, em anemias.
Atrai sucesso.

Amarelo
Cor da energia positiva.
Ativa a capacidade mental.
Na Mitologia Grega é o carro de Apolo.
É usada como cauterizador de artérias e veias, benéfica para pele.
Fortifica o corpo e age nos tecidos internos.
Aumenta o poder de criatividade o sucesso.

Verde
É muito usada para descanso, saúde.
Junto com o amarelo, atrai o sucesso monetário.
É usada para limpeza da aura, após o branco e o azul.
No físico, ajuda como dores de cabeça, enjôo, fígado.
Antiséptico e regenerador.


Azul
Cor da sabedoria transcendental, cor do infinito,
inteligência e raciocínio.
Acalma e equilibra, é analgésico, regenera as células
dos músculos, nervos, pele e aparelho circulatório.
Ajuda a pensar com mais calma e equilíbrio.


Rosa
Cor da alegria, simpatia, animação.
Usa essa cor onde há defíct de circulação.
Atrai felicidade e sucesso.


Violeta
O violeta representa o mistério, expressa sensação de
individualidade, personalidade. Associado à intuição
e à espiritualidade, influenciando emoções e humores.


Branco
Contém todas as cores, é puruficador e transformador.
Representa o amor Divino, estimula humildade e imaginação
criativa, sensação de limpeza e clareza.
Se houver muita agitação interna é a cor ideal.


"Cor é vida, e o que manifesta pela Luz é a expressão visível do Divino"