Fitoterapia - Florais de Bach





*FITOTERAPIA*


Trata-se de uma terapia complementar, para auxiliar na cura de males estimulando as defesas naturais do organismo.


O termo fitoterapia foi criado para definir uma série de tradições populares de tratamento, nas quais as plantas medicinais são usadas como medicamentos. Contudo, nas tradições terapêuticas da fitoterapia encontramos com freqüência o uso de produtos extraídos de plantas, animais e até minerais. O homem sempre fez uso das ervas na tentativa de curar os mais diversos males.

As plantas medicinais constituem a principal fonte de matéria-prima para a produção de remédios alopáticos e homeopáticos. Numa analise mais apurada percebe-s que a terapêutica baseada no emprego de ervas pode ser tanto homeopática como alopáticas e mesmo isotrópica, tudo dependendo de como o agente medicamentoso vai ser preparado e misturado.
No Brasil, por exemplo, a medicina popular emprega óleo de tartaruga, mel geléia real, cera de abelhas, unhas de preguiça, chocalho de cascavel, dentre outros.
Com o desenvolvimento tecnológico da indústria farmacêutica, o uso de plantas medicinais ficou dominado pelos mateiros (guarda da mata) e raizeiros (curandeiro que trata de doença com raízes vegetais), cujo conhecimento vem sendo transmitido por intermédio de outros mateiros e raizeiros, num relacionamento mestre-discípulo. Em razão disso, seu uso se baseiam em diagnósticos e conceitos populares. O tipo de conhecimento varia de região para região e de acordo com a influência recebida de diferentes subsistemas.

Simultaneamente ao uso leigo de plantas medicinais, alguns médicos começaram a voltar novamente sua atenção para o assunto. Atualmente é possível encontrar varias plantas medicinais disponíveis para prescrição em farmácias de manipulação.










Origem da Fitoterapia

A utilização de plantas no tratamento de doenças pelo homem é tão antiga quanto à própria humanidade. Todas as culturas estudadas, mesmo as mais primitivas, possuíam algum conhecimento do uso de plantas medicinais. Impossível, portanto, determinar quando e onde se iniciou a fitoterapia.
Perdendo-se no tempo e no espaço, este conhecimento foi migrado de diversas culturas, num processo de troca, através dos séculos. Á medida que espalhava a fama do potencial curativo de determinada planta, esta era transportada e cultivada em diferentes países, chegando a atravessar continentes. Dessa forma algumas foram sendo conhecidos no mundo todo e seu uso, consagradas pelas diversas populações.



Sistema de Fitoterapia Brasileiro


O Brasil é um país com influencia de diversas culturas e possui uma grande variedade de climas e solos.Por isso, a fitoterapia popular brasileira tem características regionais diversas, de acordo com sua fauna, flora e a influencia da colonização local. A essas características vamos chamar subsistemas, cujos principais são:


 Subsistema Europeu
Trazido com a colonização portuguesa e com a de outros povos europeus, é mais presente no sul do país. Este subsistema tem muita influencia das plantas de“uso mundial“ e de plantas européias, no qual as plantas já estavam adaptadas. É o caso da erva-cidreira e da erva-doce, dentre outras.



 Subsistema Africano
 Foi trazido com o tráfico de escravos, ao longo dos séculos XVI e XVII. Este subsistema associa ritual religioso ao uso de plantas medicinais, como é visto em diversas culturas primitivas é mais encontrado na Bahia. Por intermédio dos negros africanos incorporamos o uso da arruda do jambolão e da mangueira, dentre outras.












Subsistema Indígena

Correspondente à herança do conhecimento de plantas medicinais dos índios brasileiros.Este subsistema pode ser encontrado em quase todo o território nacional. Dentre as planas cujo aprendemos com nossos índios temos a caapeba, o abajeru e o urucum...














Subsistema Oriental

Veio junto com os imigrantes chineses e japoneses, no final do século passado e no inicio deste século. É encontrado principalmente em São Paulo. Os Orientais trouxeram para o Brasil espécies como o gengibre, a lechia e a raiz forte.












Subsistema Amazônico
Deriva das características peculiares da flora da região, incluindo a absorção de conhecimento indígena pelo caboclo. Em decorrência do isolamento cultural da Amazônia, são utilizadas ervas especificas da região. É o caso da plantas como o guaraná, a copaíba e a fava de tonca.









Subsistema Nordestino
 A região nordeste apresenta um clima e vegetação peculiar, além de uma forte influencia indígena e africana. Esses aspectos são combinados às más condições sócioeconômicas da região, estimulando o surgimento de um subsistema de plantas medicinais peculiares. Como contribuição do subsistema nordestino tem as plantas como a aroeira, a catinga-de-mulata e o bamburral.










Com exceção do subsistema amazônico, onde o isolamento causado pelas grandes distâncias e pela falta de vias de acessos reduz sua integração com o resto do país, os demais subsistemas se interligam e mesclam informações, sendo possível identificar suas influências maiores ou menores escala, em todas as regiões.
Com o desenvolvimento tecnológico da indústria farmacêutica, o uso de plantas medicinais ficou dominado por mateiros e raizeiros, cujo conhecimento vem se transmitindo por intermédio de outros mateiros e raizeiros, num relacionamento mestre- discípulo. Em razão disso, seu uso se baseia em diagnósticos e conceitos populares. O tipo de conhecimento varia de região para região e de acordo com a influência recebida dos diferentes subsistemas.

Como Funciona a Fitoterapia
O uso de plantas medicinais pode ser considerado parecido com o uso dos remédios alopáticos. São usadas“contra” os sintomas ou a causa da doença, ao contrário da homeopatia, que utiliza um sistema próprio de diluição dos remédios, que são substâncias causadoras de sintomas semelhantes aos da doença.
A planta medicinal possui muitas substâncias ativas em doses pequenas. A este conjunto de substâncias ativas os pesquisadores atuais chamam de fito complexo. Foi demonstrado que, às vezes, as substâncias até perdem sua eficácia quando separadas. E sua ação em conjunto é diferente da ação de cada uma em separado. Comparando a doença a um carro atolado, é como se ao invés de usar um trator para desatolá-lo (método da alopatia), fosse utilizada a força de vários homens ao mesmo tempo, como num cabo de guerra.

 Como é o Remédio à Base de Plantas Medicinais
O remédio feito com plantas medicinais pode variar muito. Pode ter como ingrediente ativo apenas uma planta ou ser feito de diversas plantas combinadas. Pode, ainda, ser uma preparação caseira ou ser manipulado numa farmácia de manipulação. Pode ser para uso interno ou para aplicação local. Tudo depende do caso em questão, de quem prescreve e das plantas usadas. Os principais tipos de remédios à base de plantas são os seguintes, quanto ao número de plantas:

Fórmulas Simples:
São medicamentos que possuem apenas um ou dois componentes.
 Fórmulas Complexas:
São os remédios com muitos componentes
 Fórmulas Magistrais:
Trata-se de fórmulas complexas, desenvolvidas e testadas ao longo do tempo,com bons resultados.



Modos de preparo:


Banhos
O líquido do chá é usado para lavar a parte afetada pela doença.

Compressas
As ervas são envoltas em gaze ou panos úmidas para aplicação local.

Decocção
 Cozimento das plantas medicinais em fogo baixo.

Extrato
Obtido com a retirada das substâncias ativas das plantas para usá-las diretamente. O extrato pode ser fluido, quando é feito com álcool, por exemplo, ou seco, quando é deixado secar até se tornar pó

Emplastros
As plantas são picadas e misturadas com um veículo oleoso, como o azeite.

Garrafada
As plantas são colocadas dentro de uma garrafa de bebida alcoólica para a preparação do remédio.

Inalação
 As ervas são colocadas em água fervente e a pessoa aspira os vapores.

Infusão
Trata-se do chá comum, resultante de quando se verte água fervente sobre as plantas.

 A planta é moída e peneirada até se transformar num pó fino.

Supositório
O extrato das plantas é misturado com vaselina e manteiga de cacau, para permitir a introdução pelo ânus.

Xarope
 O extrato da planta é misturado com o mel ou com um melado de açúcar.












Valores Fitoterápicos

Calmantes
 Passiflora, Capim-Santo, Erva-Cidreira, Folha de Laranjeira, Folha de Maracujá, Artemísia, etc.



Depurativas do Sangue
 Sete-sangrias, Urtiga-Vermelha, Sassafrás, etc.

Diuréticas
 Quebra-Pedra, Cavalinha, Alcaçuz, Folha de Abacateiro, Carqueja, Capim Santo, etc.


Estomáticas
 Espinheira Santa, Rubim, Folha de Oliveira, etc.




 Expectorantes
 Folha de Mangueira, Eucalipto, Fumaria, Guaco, etc.



 
Hepáticas
 Losna, Carqueja, Picão, Dente-de-Leão, etc.

Intestinais
 Camomila, Alecrim, Poejo, Urtiga-Branca















Substância Fotoquímicas



Arnica

 (Arnicina): é usada contra contusões e ferimentos leves, etc.




Arruda

 Apesar de serem usadas por varias seitas de origem africana, suas propriedades terapêuticas apresentam resultados renais. Estas substâncias são calmantes , aliviam as dores de cabeça. Em conjunto com outra substância, pode combater piolhos e sarnas. Estimula os órgãos genitais femininos, facilitando a menstruação, excelente calmante para nervos.





Babosa:

Graças a estas substância, o suco da planta pode ser usado para amaciar e rejuvenescer o cabelo, regenerar tecidos danificados e eliminar piolhos.
Indicada também para,inflamações, queimaduras, eczemas, erisipelas, calos, rugas, sangramento do mamilo, laxante, (deve ser evitado por grávidas).





É difícil encontrar alguém que nunca tenha recorrido às plantas medicinais na tentativa de tratar alguma dor ou doença, seja por meio de remédios ou de um simples chazinho. Entenda como funciona essa terapêutica de resultados eficazes, custo baixo e poucos efeitos colaterais.
Apenas por alguns instantes relacione mentalmente a quantidade de recursos que a Natureza nos fornece todos os dias, sem nada pedir em troca.
 As dádivas vão desde o alimento que consumimos, passando pela água, imprescindível à vida, chegando às belezas incomparáveis que enchem os olhos e a alma de qualquer pessoa.
 Mas não é só isso. Se, por algum motivo, nosso corpo adoece e deixa de trabalhar em harmonia, também podemos recorrer a ela na tentativa de reencontrar o equilíbrio sem sofrer com os temidos efeitos colaterais.
Afinal, quem nunca teve uma gripe ou dor de estômago tratada por um chazinho que a vovó preparou usando as ervas.

 Os indígenas, por exemplo, sempre houve um pajé, o curandeiro responsável pelas "receitas" indicadas a cada enfermidade.
Na atualidade não nos permite uma relação tão estreita com a natureza, no entanto, a boa notícia é que a medicina vem, pouco a pouco, se rendendo ao poder terapêutico das plantas.


Alerta!

Quando o assunto é fitoterapia, duas coisas merecem atenção redobrada: automedicação e procedência, especialmente nos preparos caseiros. "Automedicação responsável é aquela que apenas cuida de problemas passageiros ou sintomas bem conhecidos pelo paciente, como cólica menstrual, dor de cabeça ou resfriado.

“Caso contrário, é preciso consultar um médico", diz Botsaris. A origem das plantas requer bastante atenção".
São muitas as ervas que, para leigos, parecem iguais, porém uma simples mudança de espécie pode causar problemas.
"As condições de armazenamento, embalagem, devem ser consideradas".

 "Estudos evidenciam que a qualidade das ervas vendidas nos mercados populares, feiras livres e camelôs não é boa. Sete em cada dez dessas amostras têm alguma irregularidade".
 “É preciso também checar seu nome popular e científico para evitar confusões"

No caso de medicamentos fitoterápicos, exija o selo da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), que atesta o teor do remédio. A falta de critérios pode gerar efeitos colaterais e até intoxicação.

Fonte: Estilo Natural 




DE BACH

"A vida não nos exige sacrifícios inatingíveis; ela nos pede que façamos nosso caminho com alegria no coração e que sejamos uma bênção para os que nos rodeiam, de forma que, se deixarmos o mundo apenas um pouquinho melhor do que era antes da nossa visita, teremos cumprido a nossa missão."




Dr.Edward Bach...

Nasceu na Inglaterra em 1886. Era Bacharel em Medicina, Cirurgia, membro da Academia Real de Cirurgiões, licenciado pela Academia Real de Médicos e diplomado em Saúde Pública.

Médico, bacteriologista e pesquisador bem conhecido de Harley Street. Identificou 38 estados negativos da mente e criou uma essência floral ou de planta para cada um.

Passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé chamado Mount Vernon e foi ali que ele concluiu suas pesquisas. Hoje Mount Vernon é mais conhecido como The Bach Centre (O Centro Bach) e os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas mãe (o primeiro processo na elaboração dos Florais) utilizando em muitos casos os mesmos locais identificados por Dr. Bach nos anos 30.
Entre 1930 e 1936 ele descobriu, aperfeiçoou e aplicou um sistema sofisticado de cura preparado com plantas silvestres, flores e árvores do campo, hoje conhecido como Remédios Florais do Dr. Bach ou Florais de Bach.
São 38 essências de plantas e florais que podem ajudá-lo a administrar as pressões emocionais do dia-a-dia. Cada floral é indicado a uma emoção específica. Pode ser tomando individualmente ou misturado de acordo com o que estiver sentindo, no momento.
Os Florais de Bach tratam do estado de ânimo e do temperamento da pessoa, ao invés de tratar as doenças físicas. À medida que aumenta a vitalidade do paciente, surgem dentro dele os meios para sua recuperação.
Os Florais de Bach são de ação benigna, não provocam dependência e podem ser usados por pessoas de todas as idades com absoluta segurança.

Pensamentos de Bach:

"A doença é o resultado do conflito entre a alma e a mente, e ela jamais será erradicada exceto por meio de esforços mentais e espirituais".



"Nossa saúde física depende do nosso modo de pensar, dos nossos sentimentos e emoções".

"As doenças reais e básicas no homem são certos defeitos como o orgulho, a crueldade, o ódio, o egoísmo, a ignorância, a instabilidade e a ambição... tais defeitos é que constituem a verdadeira doença..., e a continuidade desses defeitos, se persistirmos neles,... é o que ocasiona no corpo os efeitos prejudiciais que conhecemos como enfermidades".

"Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético".

"Quando nos sentimos bem, realizados e felizes, estamos em equilíbrio com tudo e conseguimos transmitir aos nossos familiares e amigos somente bons fluidos".
 Mas, com os acontecimentos da vida, às vezes precisamos de ajuda para alcançarmos este equilíbrio para seguirmos em frente. É nesse momento que os Florais de Bach podem ajudá-lo.



Somente a Assinatura Bach garante que você adquiriu os Florais de Bach Originais, elaborados como sempre foram desde os tempos de Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vermon.






Florais
AGRIMONY
Ansiedade. Desassossego interior mascarado por uma fachada jovial e radiante. Faz qualquer sacrifício para manter a paz de espírito e do seu ambiente. Evita confrontos. Pode usar álcool ou outras drogas para atenuar a tortura mental.

ASPEN
Medos vagos de origem desconhecida. Ex: medo do escuro, medo da morte, etc... Apreensão. Pressentimentos ruins.

BEECH
Intolerante, crítico, não consegue entender os defeitos dos outros. Exigente, irrita-se facilmente com as faltas alheias.

CENTAURY
Para os subservientes, pessoas tímidas e que são facilmente dominadas. Pouca força de vontade. Não é capaz de dizer "não".

CERATO
Não confia em seu próprio julgamento, busca conselhos e confirmação nos outros. Está sempre fazendo perguntas.Pessoa sugestionável.Tende a imitar os outros.

CHERRY PLUM
Medo de perder o controle e a razão. Medo de enlouquecer e de fazer coisas terríveis. Desespero.

CHESTNUT BUD
 Incapacidade de aprender com os erros passados. Repete sempre os mesmos erros. Dificuldade escolar.

CHICORY
Para pessoas do tipo "maternal", mas que tendem a exercer controles excessivos sobre crianças, familiares e amigos. Amor possessivo e superprotetor. Usam de chantagem emocional. Indicado também para crianças possessivas com pessoas ou brinquedos.

CLEMATIS
Para os sonhadores - falta de interesse no presente. Para quem vive sonhando com o futuro. Falta de atenção, esquecimento, sonolência.

CRAB APPLE
Para quem se sente fisicamente sujo, baixa auto-estima, vergonha de si mesmo. Funciona como um depurativo físico e mental.

ELM
Para os que em determinado momento sentem que não terão forças para cumprir suas responsabilidades, (sobrecarregados).

GENTIAN
Desânimo, pessimismo. Desencorajado quando as coisas não da certo ou quando há dificuldade de causa conhecida. Para os que desanimam facilmente em qualquer situação.

GORSE
Desesperança, desespero, depressão. Falta de fé, pessimismo. Freqüentemente apresentam olheiras.
HEATHER
Egocêntrico. Detesta solidão. Procura incessantemente por um interlocutor para assuntos de seu exclusivo interesse. Não sabe ouvir. Suga as energias alheias.


HOLLY
Ódio, raiva, ciúme, inveja, agressividade, ganância. 

HONEYSUCKLE
Para quem vive no passado. Arrependimento. Nostalgia, saudade. De grande ajuda para pessoas solitárias ou que amarguram decisões do passado.


HORNBEAM
Sensação de "2ª feira de manhã". Cansaço. Bloqueio mental. Sem ânimo para enfrentar o cotidiano.

IMPATIENS
 Impaciência. Nervosismo. Tensão mental. Apressado.

LARCH
 Sente-se inferior aos outros. Não se arrisca nem se esforça por se sentir convencido de que irá fracassar. Floral muito útil antes de exame. Melhora a autoconfiança.

MIMULUS
 Medos e temores por coisas conhecidas (doenças, morte, acidentes, escuro, pobreza, falar em público, etc.), timidez, acanhamento.

MUSTARD
Tristeza profunda sem explicação. Grande desânimo. Depressão, melancolia que surge de repente e se vai do mesmo modo.

OAK
 Trabalhador incansável. Para os efeitos das limitações provocadas por doenças ou adversidades.

OLIVE
Para o esgotamento total, mental ou físico. Exaustão. 

PINE
Para culpa. Culpa-se pelos erros dos outros e por tudo que acontece de errado. Recrimina-se.

RED CHESTNUT
Preocupação excessiva e medo pelos outros. Medo de que algo ruim aconteça às pessoas que ama.

ROCK ROSE
Emergências graves (acidentes, risco de vida). Susto, medo, pânico, terror. Nas crianças, para pavor depois de pesadelos.

ROCK WATER
Para os que são excessivamente rigorosos consigo mesmos. Perfeccionistas. Querem ser um exemplo para os outros. Negam a si próprios até mesmo os mais simples prazeres da vida.

SCLERANTHUS
Incerteza, indecisão diante de duas opções. Falta de estabilidade e equilíbrio; estados de ânimo variados (alegria e tristeza, energia e apatia, risos e lágrimas, etc.). Indicado para enjôos em viagem.

STAR OF BETHLEHEM
Para o choque físico ou mental e suas conseqüências, Indicado em situações tais como acidente, notícia ruim, susto muito grande, perda de entes queridos, etc.

SWEET CHESTNUT
Para angústia extrema. Sensação de ter chegado ao limite. Indicado para a sensação de que nada mais resta na vida, nem esperança, nem fé.
VERVAIN
Para tensão, Fanático, dono da verdade, tenta converter os outros às suas idéias e crenças. Dificuldade em relaxar.

VINE
Dominador. Ambicioso e determinado. Não pede, manda. Este remédio ajuda essas pessoas a serem mais compreensivas com os outros.

WALNUT
Indicado para ocasiões de mudança (de casa, de emprego, casamento, divórcio, dentição, puberdade, menopausa, etc.). Protege de influências exteriores.

WATER VIOLET
Orgulhoso, indiferente. Prefere ficar sozinho. Não interfere nos assuntos dos outros e não gosta que interfiram nos seus.

WHITE CHESTNUT
Pensamentos indesejáveis e persistentes que atormentam. Discussões mentais. Idéia fixa. Diálogos internos torturantes.

WILD OAT
Pessoa ambiciosa, mas com dificuldade para escolher uma vocação profissional ou caminho, tornando-se frustrada e deprimida.

WILD ROSE
Resignação e apatia. Acredita que sua situação não tem remédio. Sempre cansado; sem vitalidade.

WILLOW
Para o ressentimento, amargura. Culpa aos outros e a vida pelas coisas que acontecem com ele. Sente-se injustiçado. Inveja.

RESCUE REMEDY (associação de cherry plum, clematis, impatiens, rock rose e star of bethlehem):
Para os primeiros socorros, emergências e stress.
Ajuda a encarar os problemas de forma mais serena.
Para situação de tensão ou quando se sentir pressionado, atormentado ou em pânico.
Externamente em forma de creme para queimadura, picada de inseto, massagem, ferimentos e espinhas.
 









Bibliografia
Dicionário dos Remédios Florais do Dr. Bach. T.W.Hyne Jones -
Ed. Pensamento.
Os Remédios Florais do Dr.Bach-passo a passo. Judy Howard -
Ed. Pensamento.
Terapia Floral do Dr. Bach - teoria e prática - Mechthild Scheffer -
Ed. Pensamento.

"Quanto mais nos libertarmos das influências externas e de outras personalidades, mais nossa alma pode nos usar para realizar Sua Obra".
Dr. Bach
                                                                               





 ERVAS NA MAGIA


 











 "A diferença entre um chá e uma poção"
 A Intenção!



Os gregos usavam ervas e óleos aromáticos nos rituais religiosos. Estavam convencidos de que somente os deuses poderiam ter criado aromas tão profundos e pensavam que os aromas naturais podiam ser uma ponte para alcançar o Olimpo e receber as forças dos deuses, proteção, cura e beleza.


As plantas, pedras e água possuem energias naturais que ajudam no reequilíbrio energético do Corpo Astral, Mental e Emocional.
Temos ao redor do nosso corpo físico Campo Eletromagnético, composto de corpos sutis, que podemos chamar de Aura.
Quando entramos, passamos por situações ou lugares onde há energias em desequilíbrio, essa mesma energia se instalam em nosso campo Áurico através dos nossos Chakras. Com isso provocam desânimo, desequilíbrios emocionais, provocando doenças no corpo físico.
Cada planta tem características próprias que interagem com as nossas energias provocando as mudanças necessárias. As ervas podem limpar, energizar, melhorar nossa auto-estima, tirar nosso cansaço.






Magia Cigana

Usam-se oferendas com frutas e ervas para os espíritos, protetores.

O mestre de cura (ou xamã cigano) é um Kakú (homem ou mulher) que possui dons de grande paranormalidade.
Eles usam ervas, chás e toques curativos. Os ciganos geralmente se reúnem em tribos para festejar os ritos de passagem: o Nascimento, a Morte, o Casamento e os Aniversários; e acreditam na Reencarnação (mas não incorporam nenhum espírito ou entidade).
 Sempre reunidos nos campos, nas praias, nas feiras e nas praças. O misticismo e a religiosidade fazem parte de todos os hábitos da vida cigana. A maior parte deles acredita em um único deus (Dou-la ou Bel) em eterna luta contra o demônio (Deng). Normalmente, assimilam as religiões do lugar onde se encontram, mas jamais deixam de lado o culto aos antepassados, o temor dos maus-olhados, a crença na reencarnação e na força do destino (baji), contra a qual não adianta lutar.
O mais importante para o Povo Cigano é interagir com a Mãe Natureza respeitando seus ciclos naturais e sua força geradora e provedora.
 

Uma das formas de fazer uso das ervas mágicas é colocando-as em um saquinho feito com veludo preto. Este saquinho é um amuleto mágico, por isso sempre leve-o consigo.
Secá-las e deixá-las penduradas em algum lugar de sua casa também é uma forma poderosa de atrair as forças mágicas destas ervas.
Ervas relacionadas ao amor podem ser reduzidas à pó. Você poderá soprá-lo sobre a pessoa amada ou usá-lo quando quiser conquistar alguém.

Pétalas de rosa
Atrai amor
Folhas de louro
Trazem alegria e vitória
Canela
Traz boas energias




 DEMONSTRAR DESCONFIANÇA
No amor ou nas relações pessoais, quando se perde a confiança é inútil tentar colar. É como tentar juntar os cacos um cristal quebrado.
Uma forma de se livrar desse sentimento e ao mesmo tempo forçar a outra pessoa a demonstrar que ainda é merecedora da confiança. 
Mande um acônito violeta, entre folhas de samambaia.

DEMONSTRAR FELICIDADE

Quando sentimos a felicidade na nossa alma temos necessidade de extravasar e dividir esse sentimento.
Do mesmo modo, há pessoas que nos deixam tão felizes que sentimos necessidade de demonstrar isso a ela. As vezes não sabemos como fazer.
 Mande para ela um ramo de flores azuis de alecrim.

DEMONSTRAR RESPEITO
Um homem demonstrar respeito para com uma mulher ou vice-versa pode ser encarado hoje como algo anacrônico, mas com certeza agrada quem recebe esse tipo de manifestação.
Mande uma muda florida de alfazema, com suas flores azuis capazes de passar essa mensagem.

 TERMINAR UM CASO

Quando termina o amor, é sempre um momento de dor para ambos, pois as recordações continuam falando alto e o sentimento de perda é muito grande.
Para amenizar isso e fazer com que as feridas se curem mais rapidamente.

Mande para a outra pessoa um vaso com um crisântemo branco, de preferência com botões não abertos ainda.

   






FUGIR À TENTAÇÃO
O conceito de fidelidade é rigorosamente observado entre os ciganos e acreditamos que o mesmo aconteça entre os gadjos.
A família vem antes de tudo eles tem orgulho em preservá-la de qualquer ameaça.
Isso, porém, não afasta ninguém do risco de ser tentado. Provocar paixões é um processo até normal.
Resistir a elas, quando se é casado(a), é que marca a diferença.
Entre os ciganos há uma prática antiga a esse respeito.
Sempre que um homem tenta uma mulher casada ou uma mulher tenta um homem casado, é costume daquele (a) que é comprometido (a) mandar uma artemísia, embrulhada num cone de papel amarelo.

Se isso não for feito, ficará entendido que a pessoa tentada aprova o assédio em questão.

  
DEMONSTRAR DESEJO SEXUAL
Uma pessoa seduzida pelos encantos de outra precisa saber refrear seu entusiasmo para não dar na vista. Por outro lado, precisa manifestar esse sentimento que, em muitos casos, chega a ser dolorido.
Há pessoas que deseja tanto outra que têm reações físicas, se ficarem muito tempo sem estar com ela.
O amor sexual, feito de volúpia e sensualidade, encontra também forma de manifestação pela linguagem das flores.
Tanto a flor amarela quanto a branca do jasmim transmitem isso.
Ao mesmo tempo, servem também para contagiar a outra pessoa na mesma volúpia, principalmente se forem mandadas misturadas, na quantidade de uma dúzia mais duas.



DEMONSTRAR SOFRIMENTO
Pessoas podem provocar amor tanto quanto podem dar sofrimento umas às outras. Isso ocorre porque, curiosamente, aprendemos a amar apenas uma pessoa por vez. Nossa natureza egoísta e exclusivista jamais aceitaria outra forma.
Todo sofrimento pode ser menos dolorido se for compartilhado. Assim, se você sofre por causa de alguém, dê-lhe uma parte dessa dor mandando, durante sete dias seguidos, um par de flores de malva, sendo uma branca e a outra violeta.

Na Magia dos Bruxos (As)





 As árvores são veneradas e vários tipos de ervas são usados em poções e encantamentos.






"Um Banho não deixa de ter sua Poção Mágica"




“Antigamente, várias ervas e plantas, que se supunha possuírem poderes místicos, recebiam apelidos ''bruxos".
Alguns desses antigos nomes ainda são usados por muitos Bruxos e herbalistas de hoje, como:

"grama-de-feiticeira" para a grama-de-ponta (Agropyron repens);

"sinos de fei­ticeira" ou "luvas de feiticeira" para dedaleira (Digitalis);

"vassoura de feiticeira" para urze (Calluna vulgaris);

"er­va de feiticeira" para cicuta venenosa (Çonium macula-tum);

"círio de bruxa" ou "vela de feiticeira" para verbasco (Verbascum thapsus);

"bolsa de feiticeira" para bolsa-de-pastor (Çapsella bursa-pastoris);

"flor de cigano" para cinoglossa (Çynoglossam officinale);

"erva de cigano" para verónica (Verónica officinalis);

"pé de druida velho" para estrela resplandecente (Çhamaelirium luteum)*;

"violeta de mágico" para pervinca (Vinca minor); e

"raiz de feiticei­ra" para ginseng (Panax schin-seng).

 Historicamente, a verbena (Verbena) tem sido asso­ciada à bruxaria, magia e feitiçaria; por essa razão recebeu os apelidos bem apropriados de "erva de bruxo" e "planta de encantamento". Na antiga Roma era conhecida como a "erva do bom presságio", sendo utilizada para decorar os altares dos deuses.

Muita erva usada, pêlos Bruxos foram colhidas, comidas ou sacrificadas em honra a certas deidades pagãs. Suas associações mitológicas estão reflectidas nos apelidos:

 "grupo de Júpiter" para o verbasco (Verbascum thapsus);

"raio de Júpiter" para o meimendro (Hyoscyamus níger);

"lágrima de Juno", "planta de Mercúrio" ou -"lágrimas de Ísis" para a verbena (Verbena); e

"barba de Júpiter" ou "olho de Júpiter" para a sempre-viva dos telhados (Sem-pervivum tectorum).

* Nome popular de três plantas norte-americanas: Alteris farinosa, Çhamaelirium luteum e Liatris squarrosa. (N.T.)

Na Idade Média, quando a Igreja Cristã ganhou po­der, as deidades de natureza pacífica da Religião Antiga foram transformadas nos diabos da nova religião, e muitas ervas, associadas aos pagãos, tomaram-se ervas do diabo e receberam apelidos como:
"pedaço do diabo" para a estrela resplandecente (Çhamaelirium luteum),

"nabo do diabo" para a briônia (Bryonia dioica);

"chapéu do diabo" para a bardana (Petasites);

"erva do diabo" para o junípero ÇJuni-per sabina);

"provocação do diabo" e "brinquedo do diabo" para o milefólio (Achilea millefolium)9,

"vinha do diabo" para a trepadeira (Çonuolvulus sepium)',

"maçã de satã" e "vela do diabo" para a mandrágora europeia (Mandragora officinarum);

"pedaço do diabo" para o heléboro (Veratrum viride):

"ossos do diabo" para o inhame selvagem (Diosco-rea villosa);

"maçã do diabo" e "trombeta do diabo" para o estômago (Datara stramonium)

"olho do diabo" para o meimendro (Hyoscyamus niger) ;

"excremento do diabo" para a férula (Ferula foetidá);

"doce do diabo" para o visco (Viscum álbum); e

"raiz do diabo" para o cacto peiote (Lophorora williamsiï).

Na Alemanha e na Holanda, a artemísia (Artemísia vulgaris) era conhecida como "planta de São João", pois acreditava-se que, quando colhida na véspera do dia de São João (Véspera do Soistício do Verão), dava protecção contra feitiçaria, maus espíritos, doenças e infortúnios.
O estragão (Artemísia dracuncuius) é muitas vezes chamado de "erva do dragão" ou "pequeno dragão"; a arruda (Ruta graveolens) é conhecida como "erva da gra­ça", e o manjericão (Ocimum basilicum) é a "erva do amor".

Círculos de cogumelos em áreas gramadas, que mar­cam a periferia do crescimento dos micélios sob o solo, são chamados de "anéis das fadas", em virtude da crença de que os círculos são produzidos por fadas aladas.
 

Muitas ervas estão também associadas a músicas folclóricas e recebem apelidos:
 "cavalos das fadas" para a erva-de-santiago (Seneció)', "dedos de fada", "capas de fada", "dedais de fada" e "luva de fada" para a dedaleira (Digita-lis); "fumaça de fada" para cachimbo de índio (Monotropa uniflora); "erva de duende" e "cauda de duende" para a ênula (Inula helenium); e "trevo de duende" para o trevo ou azedinha (Qxalis acetosella).

O visco (Viscum álbum) era erva altamente reveren­ciada nos aspectos mágicos e religiosos entre os antigos sacerdotes druidas da Bretanha e da Gália pré-cristãs e se tomou conhecido apropriadamente como "erva de druida".

Acreditava-se que a centáurea (Çentaurium umbella-tum) possuía grandes poderes mágicos conhecidos dos druidas, que usavam a planta como amuleto para atrair a boa sorte e repelir o mal. E muitas vezes chamada de "casco de centauro", ligada ao lendário centauro Quíron, que a utilizava para curar ferimentos de flechas.

O absinto (Artemísia absinthium) era sagrado para a Grande Mãe, sendo conhecido como "espírito-mãe".



Absinto


A alquemila (Alchem illa vulgaris), uma erva silvestre europeia, passou a ser conhecida como planta mágica importante no século 16 com a descoberta do orvalho nocturno recolhido das dobras em forma de funil nas suas folhas semi-fechadas de nove lobos. Cientistas de mentes alquímicas daquela época consideravam o orvalho subs­tância altamente mágica, e a planta logo recebeu o nome de Alchemilia que significa "pequeno mago".
A mandrágora, com sua raiz misteriosa com forma humana, é planta associada à feitiçaria medieval e talvez seja a mais mágica entre todas as plantas e ervas. Na Arábia, ela é chamada de "vela do diabo" ou "luz do diabo", pela antiga crença de que suas folhas brilham no escuro, fenómeno, na realidade, causado pelos vagalumes. Os antigos gregos chamavam a mística mandrágora de "plan­ta de Circe", pois acreditavam que Circe, feiticeira que fazia encantamentos, usava infusão de mandrágora pri­meiro para cativar e, depois, para transformar suas víti­mas. A mandrágora possui vários outros apelidos, incluindo "homem-dragão", "raiz de bruxo", "anão-terra", "raiz do diabo" e "pequeno homem enforcado".



Fonte: “O livro das ervas, magia e sonhos” de (Gerina Dunwich)



Na Umbanda



São usadas largamente  Ervas, Flores e Plantas em quase todos os rituais, oferendas a Guias Espirituais e Orixás, principalmente nas defumações e nos banhos.




Defumação
É a ação de limpeza ambiental mais complexa, o ar concentrado de energias elementais entra e penetra em todos os cantos e brechas da casa envolvendo as paredes, o teto, o chão, os móveis, enfim, tudo. Descarrega o corpo mediúnico das pessoas e sutiliza suas vibrações tornando-as receptivas às energias de ordem positiva fazendo, assim, com que a comunicação com o Plano Astral Superior se torne mais fácil e em perfeita harmonia.






Banhos de Ervas

Rituais onde se utiliza os elementos da natureza com a intenção de que haja uma troca energética entre o indivíduo e esses elementos naturais utilizados. Os banhos de ervas servem principalmente para limpar as energias negativas, afastar influências negativas, reequilibrar, o campo energético, desobstrução dos chakras.
 Todos esses elementos, pedras, água, plantas, etc., devem ser respeitadas como uma grande ferramenta Divina e Natural que nos auxilia e nos proporciona enorme bem.





A utilização das ervas, pedras e águas são simples quando se tem conhecimento, no entanto é uma bomba negativa e poderosa quando não se sabe o que está fazendo.
E isso é mais sério ainda quando falamos no uso ritualístico destes elementos,  muitas regras devem ser conhecidas e respeitadas.
“É o cuidado com a energia da Lua, com o horário, com o sentido, com a necessidade específica de cada um e assim por diante, mesmo porque uma erva “boa” para um pode ser um tormento para outro”.
 Saiba que um banho de descarrego tomado em horário errado pode piorar uma situação espiritual. Uma pedra usada como jóia pode ser a causadora das dores intermináveis. Uma defumação feita em sentido contrário pode, ao invés de limpar, atrair mais carga.
 Estudar é fundamental, é sair do automático, é sair do domínio dos dominadores e agir com bom senso e sabedoria.
 Nada substitui o Saber.

Ossain


Ervas que ajudam a Concentração Mental


  Aniz Estrelado; Alecrim; Manjericão; Peregum Verde; Alfavaca, Agrião, Couve, Babosa e Tapete de Oxalá.




Tapete de Oxalá
Essas ervas podem ser jogadas da cabeça para baixo e esse banho é mais aconselhável ser tomado no horário da manhã. Pode-se usar a água da fonte natural, ( Cachoeira, Rio, Chuva..) pois  harmoniza, equilibra e potencializa energeticamente.



Quem nunca tomou um bom banho de rosas?

Quem nunca utilizou estas flores para decorar, harmonizar, perfumar ou romantizar um ambiente?


 As rosas expressam as emoções do amor e da vida e quando bem utilizadas podem nos proporcionar muitos benefícios.






Rosas Brancas



 Sentido da Pureza e da Paz.

 Facilita a paz interior e ajudam a entrar em conexão e contemplação com o eu interior. Protegem contra energias negativas, purificam os sentimentos, acalmam e trazem o sentido da compaixão estimulando o perdão.
 São ligadas à harmonia e à espiritualidade superior.

Podem ser usadas em crianças e até bebês. O banho com rosas brancas é eficaz contra alergias de pele e coceiras.

 Colocadas nos ambientes atuam contra as energias maléficas e acalmam as pessoas que estão ao seu redor.

  Esta ligada a Yemanjá e a Oxalá.



















Rosas Amarelas



 Felicidade e Amizade




Tanto em banhos como colocadas em ambientes trazem bem estar, alegria, sensação de leveza e ajudam a ativar as energias universais da prosperidade. O banho equilibra o espírito e a mente e é excelente para limpeza espiritual.

 Esta ligada a Oxum e Yansã


























Rosas cor de rosa


Amizade e ao Carinho.


Facilitam a conexão com a chama trina e com a divindade interior.
 Desenvolvem sentimento de amor próprio, humildade e passividade. Ajudam a reconhecer os erros e a perdoar os fatos negativos da vida.

 Está ligada a Oxum e aos Ibejis.












Rosas Vermelhas


Amor e Paixão



São totalmente indicadas para as pessoas que perderam a paixão pela vida. Ajudam a desenvolver a sensualidade, e despertam a libido.
É um banho estimulante que tem o poder de desbloquear os chakras e livrar a aura de miasmas espirituais, deixando a pessoa “descarregada” de energias negativas.

 Está ligada a Yansã, aos Ciganos e às Pomba-Giras.







"Quando preparar as ervas para o seu banho, fazer uma prece de sua preferência junto dessas ervas"
 
Banho de Ervas Seca


  Preparados por infusão

  Colocadas em uma vasilha com água fervente que será tampada e permanecerá assim por pelo menos 15 minutos. Lembrando que ervas seca não devem ser fervidas e que precisam ser ativadas antes de serem utilizadas.
 A ativação de ervas seca se faz amassando-as e apertando-as entre as mãos.



Banho de Ervas Fresca



 Preparados por maceração

 Colocadas em um recipiente com água e maceradas por alguns minutos. Caules, raízes mais grossas e talos duros (como as espadas) devem ser fervidos por um período médio de 30 minutos.
Tomar banho higiênico, antes do banho de ervas.
O banho de ervas podem ser coados e devem ser preparados sempre com um número ímpar de ervas.
 Para potencializar o poder energético dos banhos podemos utilizar águas naturais como água de chuva, de cachoeira, de rio ou de mar.



 Categorias de Banhos



 Banho de Descarrego

Serve para livrar a pessoa de cargas energéticas negativas.
Estamos o tempo todo em contato com diversas pessoas e ambientes onde o mal e as energias negativas são abundantes. Por mais que nos vigiemos ora ou outra baixamos nosso nível vibratório e imediatamente estamos entrando nessa egrégora de energia negativa.
Se não nos cuidarmos vamos adquirindo doenças, distúrbios e podemos até ser obsediados, por isso o banho de descarrego é importante


 Banho de descarrego com sal grosso

 Lava toda a aura desmagnetizando a pessoa (Este banho é muito eficiente para descarrego, porém não deve ser jogado na cabeça e após este banho deve se tomar imediatamente um banho de ervas para equilibrar as energias, uma vez que ele realmente é capaz de tirar toda a energia da aura).


Banho de descarrego com ervas

Tem efeito mais duradouro e consequências maiores que o banho de sal grosso, algumas ervas são naturalmente descarregadoras e sacodem energeticamente a aura de uma pessoa eliminando grande parte das larvas astrais e miasmas. Para preparar este tipo de banho devemos utilizar ervas quente como: Arruda, Guiné, Aroeira, Folhas de Fumo, entre outras.



Banho de Defesa

Para a manutenção energética dos chacras impedindo que eles se impregnem de energias nocivas em determinados rituais como, por exemplo, em oferendas em campo de força ou quando vamos conhecer um novo terreiro.
 As ervas utilizadas para preparar este tipo de banho são aquelas relacionadas ao Orixá regente da pessoa ou aquelas que uma entidade receitar.



 Banho de Energização
Reativa os centros energéticos e refaz o teor positivo da aura. É um banho que devemos utilizar regularmente e que devemos tomar antes ou até mesmo depois de uma gira espiritual. Para o preparo deste tipo de banho devem ser utilizadas ervas morna como, pétalas de rosas brancas ou amarelas, alecrim, alfazema, levante, entre muitas.



 Banho de Fixação

É utilizado para trabalhos ritualísticos e deve ser tomado apenas por médiuns que irão realizar um trabalho aprofundado e entrar em contato com entidades elevadas. Este banho abre todos os chacras aguçando a percepção mediúnica e as ervas utilizadas nele devem ser as indicadas pelo chefe da casa ou pela entidade.






“como águas de oxum”


Nenhuma barreira poderá represar-me e impedir que me torne um oceano.
 
Se barrarem minha passagem colocando grandes pedras no meu leito converter-me-ei em torrente, em cachoeira, e saltarei impetuoso.

 Se me fecharem todas as saídas, eu me infiltrarei no subsolo.

Permanecerei oculto por algum tempo, mas não tardarei a reaparecer.

 Em breve estarei jorrando através de fontes cristalinas para saciar a sede dos transeuntes.

Se me impedirem também de penetrar no subsolo, eu me transformarei em vapor, formarei nuvens e cobrirei o céu.

E, chegando a hora, atrairei furacão, provocarei relâmpagos, desabarei torrencialmente, inundarei e romperei quaisquer diques e serei finalmente um grande oceano.

Massaharu Taniguchi